Minhas impressões do DrupalCamp Rio #2

O Drupalcamp Rio 2012 #2 aconteceu neste último sábado e, pra mim, foi muito especial por muitos motivos, os quais pretendo expor aqui neste post.

1) Mais experiência

Imaginamos que este seria um evento mais tranquilo pois estaria acontecendo dentro do PHP'n Rio 2012 e não haveria aquelas correrias básicas para fazer tudo acontecer, mas não, ahaiuauia, tudo ia tranquilo até chegar as últimas 24h antes do início. Notebook dando pane, notícias desesperadoras, um tal de email pra ca e pra la... quase fui pro DCamp a base de gardenal.. ahhahaha

De qualquer forma, tudo deu certo e posso dizer que aprendi bastante com estes probleminhas.

2) Melhor grade de palestras

Desta vez não teve nenhuma palestra de introdução à alguma coisa. Só assuntos para intermediários/avançados e ministrados pelos melhores programadores brasileiros e peruanos que conheço, IMHO (tirando eu, óbvio).

3) Networking acima de tudo

O evento foi um ótimo campo para networking e vi muitos trocando figurinhas e eu mesmo pude conhecer muita gente e bater muito papo durante os intervalos trocando muitas experiências.

4) Pós evento

Fizemos um happy hour num bar próximo (Buxixo) e acho que essa idéia foi sensacional... Nada melhor do que jogar papo fora, falar mal dos outros contar suas experiências entre outras coisas... foram momentos muito legais. Saimos com gostinho de quero mais.

5) DrupalContribute

Nós já tinhamos uma idéia de se juntar para contribuir com o projeto Drupal de alguma forma para o dia seguinte ao evento... porém ainda não tinha um lugar, e o Adonai liberou sua casa para a galera se juntar e contribuir um pouco para alguns projetos e jogar um FIFA 12 no PS3 também... porque ninguém é de ferro...

Aprendemos que contribuir em grupo é menos desgastante, mais engraçado e mais produtivo e também sobra muitas esfihas, mas muitas mesmo...

6) Considerações finais

Bem, esse drupalcamp só foi um sucesso, IMHO, porque muitos compraram a idéia e fizeram de tudo para participar sem nenhum patrocínio. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para poder recebê-los da melhor forma possível e diminuir ao máximo os custos da viagem.

  • Alex Weber
  • Leandro Nunes
  • Fernando Paredes
  • Capi Etheriel
  • Renato Vasconcelos
  • Adonai Diófanes
  • Pedro Rocha (nos salvou com uma brilhante idéia)

Espero um dia poder retribuir a ajuda.

Seria muito injusto terminar este post sem agradecer as esposas envolvidas... pois sofreram para receber um bando de malucos em nossas casas... o que seria de nós sem vcs. S2

Espero que estejamos atingindo um novo patamar de eventos sobre Drupal no Rio de Janeiro e Brasil... saindo das palestras introdutórias, promovendo features mais bacanas do que apenas posicionar um block. rs... e torço que com isso nossa comunidade cresça em qualidade e quantidade.

Que venham os próximos DrupalCamps e Summits!

LEMBRE-SE, onde há pregas não limpe, LAVE! (internal joke)